Marketing

Como fazer boas parcerias? 

Clínica Experts

20/02/2025

Entender como fazer boas parcerias pode ser decisivo no sucesso da sua clínica ou consultório. Porém, sobretudo na área da Saúde isso pode ser delicado. Afinal, uma parceria também pode gerar muitos danos à sua marca. 

E aí surgem muitas dúvidas por parte dos profissionais da Saúde. É por isso que, neste artigo, vamos falar sobre os principais pontos que você deve analisar antes de fechar uma parceria. 

Defina o objetivo da parceria 

Antes de procurar parceiros para o seu negócio, você deve estabelecer quais são os objetivos desse novo vínculo. Ou seja, precisa estar claro qual é a finalidade dessa parceria.

Você pretende ter mais pacientes? Mais credibilidade na sua área? Mais reconhecimento dos seus serviços por parte do público? Ou deseja impactar um número maior de pessoas?

Como fazer boas parcerias

Então, o primeiro passo é definir a meta dessa parceria. Assim, é possível definir prazos realistas, alinhando expectativas. A parceria para conquistar mais pacientes, por exemplo, pode não trazer um resultado expressivo no curto prazo. 

Porém, você também pode ter o objetivo de construção e consolidação da marca, o que pode atrair pacientes no longo prazo. Quando as particularidades de cada situação são consideradas, é menos provável que você sofra frustrações. 

Com quem fechar a parceria?

O fator decisivo sobre como fazer boas parcerias é o nicho que você pretende atender. Afinal, não faz muito sentido fazer parceria com uma pizzaria se o seu público são pacientes que tratam sobrepeso, por exemplo. Escolha serviços que complementam o seu ou que estejam alinhados com os seus ideais.  

De forma geral, entre estabelecimentos convencionais, o rol de prováveis parceiros para clínicas e consultórios inclui:

  • Casa de produtos naturais
  • Farmácias
  • Academias
  • Outros profissionais da Saúde 

No caso de estabelecimentos físicos, um detalhe que pode fazer diferença é a localização. Em grandes metrópoles, é mais interessante que você possa indicar serviços que fiquem perto da sua clínica. 

Parceria com influenciadores

Impossível falarmos sobre como fazer boas parcerias sem lembrar dos famosos influenciadores. Afinal, 49% dos consumidores decide suas compras por sugestão de pessoas influentes na internet, segundo pesquisa da Sprout Social. 

Mas, será que uma parceria com criador de conteúdo depende unicamente do número de seguidores desse influencer?

Em pleno 2025, já sabemos que o número de seguidores pode nem mesmo ser real, já que muitas contas compram seguidores. Assim, o mais importante é que um influenciador emite opiniões que podem ser polêmicas e que podem respingar também na sua marca.

Por isso, é fundamental que você analise o discurso dos influencers antes de se associar a alguém famoso na internet. 

Ter clareza sobre sua marca pessoal, seu propósito, seu público e a sua própria história é fundamental para decidir com quem se associar. Lembre-se sempre de que o retorno de uma parceria vai além do valor monetário: também impacta na sua reputação. 

Relacionamento

Procure pessoas próximas a você, que você já conheça, para propor parcerias. Procurar pessoas do seu convívio facilita muito todo o processo. Afinal, a tendência é que seus conhecidos considerem a sua proposta antes de fechar parceria com outras pessoas ou empresas, pois vocês já têm uma história juntos. 

Você pode começar reconhecendo o trabalho dessa pessoa, marcando ela em posts, indicando pacientes antes mesmo da parceria ser efetivada de forma oficial.

Autoanálise 

A próxima etapa é analisar o seu negócio. A pergunta a ser respondida é: você faria uma proposta de parceria com você mesmo? Elenque quais são os pontos fortes do seu negócio e o que você pode oferecer para a outra empresa.

Observar a sua empresa de outro ângulo permite ressaltar seus resultados, credibilidade e autoridade.

Vale destacar que uma das atribuições que mais atraem pessoas para o seu perfil é a autoridade. Quando você é autoridade na sua área, as pessoas vão te procurar. E autoridade você demonstra com capacitações e resultados. Mas, lembre: não basta apenas ter habilidades e resultados, é preciso mostrar isso para as pessoas.

Como propor uma parceria 

Na hora de abordar uma empresa com potencial para parceria, é necessário usar alguns argumentos persuasivos. 

Como propor uma parceria

Apresente seus resultados | Sua apresentação pode ser em slides, em insights das redes sociais ou como preferir. O importante é comprovar que, de fato, o seu trabalho é relevante. 

Destaque a sua autoridade | Permita que a outra parte perceba o nível do seu conhecimento, o quanto você pode contribuir para o crescimento dela. E comprove a sua credibilidade, usando recursos como: seus títulos, diplomas, adornos, a vestimenta, etc. 

Gere valor primeiro | Indique a empresa quando seus pacientes perguntam por esse serviço. E avise, mesmo que de forma sutil, que você lembrou do serviço dela e indicou para pacientes. As marcações em stories também são importantes para gerar valor antes da parceria. Se a conta dessa empresa repostar a sua publicação, automaticamente, você já estará presente na audiência dela. 

Estrutura da abordagem

Não existe uma receita de como abordar futuras empresas parceiras, mas há alguns pontos fundamentais que podem auxiliar na sua abordagem. 

  • 1 Comece relatando como você conheceu o trabalho da pessoa, elogie (de forma sincera) o desempenho dela, informe que, por gostar do estilo dela, você já a indicou para pacientes da sua clínica. O princípio fundamental é que a pessoa saiba que você está acompanhando o trabalho dela. 
  • 2 Vá direto ao ponto, explique a sua parceria utilizando exemplos de ambas as empresas, ressalte os pontos positivos e como as duas empresas podem crescer mutuamente com a possível parceria. 
  • 3 Convide a pessoa para uma conversa presencial para apresentação formal da proposta. 

Uma parceria bem feita é um produto de diversas ações que você constrói no dia a dia, como uma estratégia de conteúdo organizada e um projeto de marca estruturado, que reforce sua autoridade e credibilidade. 

Agora que você já sabe como fazer uma boa parceria, você pode trabalhar para ampliar o reconhecimento da sua marca e, principalmente, conquistar mais pacientes na sua agenda.


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