Gestão

Máquina de cartão para clínica: como escolher a melhor

Clínica Experts

01/11/2024

Como escolher a melhor maquininha de cartão para a clínica
Como escolher a melhor maquininha de cartão para a clínica

Escolher a máquina de cartão para a clínica está entre os primeiros passos na hora de começar o seu negócio. Afinal, é praticamente impossível imaginar um estabelecimento que não aceite pagamentos por meio eletrônicos hoje. E o cartão de crédito é um dos mais importantes desses meios, inclusive entre os pacientes de serviços de saúde.

Neste artigo, você vai entender como escolher a melhor maquininha de cartão para a sua clínica e quais os principais fatores.

Tipos de máquina de cartão para clínica

Hoje, existem diversos modelos de equipamentos. Veja, a seguir, os mais conhecidos do mercado, que variam em design e funções.

  • POS – Esse tipo de máquina fica conectado via linha telefônica e deve ser instalado no espaço usado como caixa.
  • POS Wireless  – Modelo sem fio, que funciona em qualquer parte da clínica em que o sinal da internet seja bom.
  • POO – Outro modelo que não precisa de fio e funciona com chip de operadora de celular.
  • Smart POS – Um modelo mais recente que é uma evolução do POS tradicional. Possui funcionalidades inteligentes, como tela touchscreen, acesso à internet via Wi-Fi ou 3G/4G. Ele também pode emitir comprovantes e gerenciar inventário e vendas diretamente na máquina.
  • TEF – Mais usada em mercados e farmácias, fica conectada a um computador, linkada ao sistema de notas.
  • Formato app – Algumas marcas disponibilizam aplicativos que podem ser usados como máquinas de cartão.

Compra ou aluguel

Há duas formas de levar máquinas de cartões para a sua clínica. Você pode comprar uma maquininha, cujo custo pode variar até cerca de R$ 1 mil, ou alugar o equipamento.

Você pode alugar ou comprar sua máquina de cartão
Você pode alugar ou comprar sua máquina de cartão

A compra é interessante se você tem um investimento para isso e encontre uma máquina ideal para a sua rotina. Ah, e não esqueça de analisar o tempo de garantia do produto. A vantagem da compra é que você fica livre das taxas mensais que existem no aluguel. 

Porém, ao alugar uma máquina, é importante verificar as taxas de adesão ou sobre operação descritas no contrato.

A vantagem do aluguel é que, com um valor mais baixo, você pode ter mais equipamentos. Além disso, nesse caso não é necessário dispor de um capital inicial muito alto. 

Fluxo de recebimento

Na hora de escolher uma máquina de cartão, você deve observar o prazo para o recebimento do valor das vendas.

O prazo para repasse do valor (tipo de fluxo de recebimento), pode depender do tipo de transação e do plano. Consequentemente, isso faz diferença no seu financeiro especialmente nos casos em que o paciente parcelar o pagamento.

Fluxo de recebimento a cada 30 dias é o mais comum
Fluxo de recebimento a cada 30 dias é o mais comum

O tipo de fluxo de recebimento de receitas é uma informação que sempre deve ser atribuída ao cadastrar uma máquina de cartão como método de recebimento no seu sistema de gestão. Nesse campo, você irá informar quantos dias, a contar do pagamento feito pelo seu paciente, demora para que o valor seja repassado para o seu negócio.

Contudo, há casos em que o valor total é repassado à clínica em menos de 30 dias, independentemente do parcelamento que o paciente escolher.

⚠️O prazo de repasse das parcelas depende apenas da negociação entre a clínica e a operadora. 

Como cadastrar a máquina de cartão no sistema de gestão

O cadastro de máquina de cartão no sistema Clínica Experts é muito simples. E uma das informações mais importantes do cadastro é justamente o tipo de fluxo de recebimento.

São seis opções de fluxo.

  • Imediato | Quando a sua operadora faz o repasse integralmente para a clínica assim que o paciente passa o cartão. 
  • 1 dia | Quando o repasse à clínica é sempre um dia após o pagamento feito pelo paciente. 
  • 2 dias | Quando o repasse à clínica é sempre dois dias após o pagamento feito pelo paciente.  
  • 14 dias | Quando o repasse à clínica é sempre 14 dias após o pagamento feito pelo paciente.
  • 30 dias | Quando o repasse à clínica é sempre 30 dias após o pagamento feito pelo paciente.

Já a opção “no fluxo” deve ser escohida quando você estiver cadastrando a maquininha de uma operadora que, em pagamentos no crédito, repassa o valor de forma parcelada para a sua clínica, conforme o número de parcelas que o paciente escolheu.

No caso de recebimento “no fluxo”, o padrão de repasse a cada 30 dias é o mais comum. Ou seja, 1ª parcela em 30 dias, 2ª parcela em 60 dias, 3ª parcela em 90 e assim por diante. 

💡Importante: ao cadastrar uma máquina de cartão, habilite a opção “compensação automática”. Assim, os valores serão identificados como ‘’recebidos” de forma automática, conforme o fluxo definido no cadastro do método de pagamento.  

Como funciona o repasse de pagamentos parcelados

Para compreender melhor como funciona o repasse, vejamos um exemplo envolvendo uma máquina configurada para recebimento “no fluxo”.

O paciente escolheu pagar no crédito e parcelou o valor de R$ 300,00 em 3 vezes. No momento em que ele passa o cartão, você informa o pagamento. Digamos que isso aconteceu no dia 15 de outubro. Automaticamente, o sistema lança o recebimento da 1ª parcela para o dia 15 de novembro. Já os recebimentos das 2ª e 3ª parcelas serão lançados nos dias 15 de dezembro e 15 de janeiro.

Ainda nesse exemplo, você pode ver todos os valores nos relatórios de contas a receber. Filtrando por período e selecionando o mês de novembro, por exemplo, constará o valor de R$ 100,00. O mesmo acontece nos meses de dezembro e janeiro. 

Caso a consulta seja feita antes do dia 15, o valor estará identificado como “a receber”. No caso de a consulta ser feita após o dia 15, o valor estará identificado como “recebido”. 

Para conferir o funcionamento do sistema na prática e testar gratuitamente na sua clínica, clique aqui. 

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