Tráfego pago é uma estratégia que não pode faltar no planejamento do seu negócio. Afinal, os clientes nunca irão chegar sozinhos até a sua porta. Então, se você quer acelerar o crescimento da sua clínica de Estética, o tráfego pago pode ser a solução que você procura!
Com o tráfego pago, você pode direcionar seus anúncios para o público certo, no momento certo, aumentando significativamente as chances de converter leads em novos clientes. Neste post, vamos te mostrar como utilizar essa ferramenta poderosa para impulsionar seu negócio.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago consiste em exibir anúncios em plataformas digitais, como Google e redes sociais, pagando por cada clique ou visualização. Essa estratégia permite que você alcance um público altamente segmentado, aumentando a visibilidade da sua clínica e gerando mais leads.
Por que o tráfego pago é essencial para esteticistas?
O tráfego pago é essencial para qualquer negócio, tanto para reforço de posicionamento quanto para destacar diferenciais competitivos da marca. No mercado da Estética, esse tipo de estratégia é ainda mais importante por causa da ampla concorrência.
Alcance mais clientes com posts impulsionados
Ao contrário dos anúncios em mídias tradicionais, como rádio e TV, os anúncios na internet são exibidos apenas para perfis que têm chances de contratar os seus serviços.
Isso ocorre graças ao algoritmo capaz de identificar os comportamentos de usuários interessados em Estética. Além disso, você pode definir alguns parâmetros para escolher o público que deseja alcançar. Exemplos de parâmetros são: idade, gênero, região, faixa etária, entre outros.
Resultados mensuráveis
Outra vantagem do tráfego na internet em relação aos anúncios em mídias tradicionais é a possibilidade de acompanhar resultados. Dessa forma, é possível fazer alterações a qualquer momento.
Desse modo, antes de consumir a sua verba em algo que não funciona, você pode interromper uma campanha. Além disso, dessa forma você consegue identificar quais conteúdos são mais interessantes para o seu público. Tudo isso permite que você direcione o seu trabalho da melhor forma.
Como criar campanhas de tráfego pago eficazes?
Campanhas de tráfego pago são excelentes ferramentas de prospecção de clientes e geração de negócios. Isso, é claro, se a estratégia for feita da forma correta. Por isso, veremos os principais pontos que devem ser analisados na hora de elaborar uma campanha de marketing digital.
- Defina seus objetivos | O passo mais básico de uma campanha de marketing digital é definir os objetivos que você deseja alcançar, como aumentar o número de agendamentos, divulgar um novo tratamento ou promover uma promoção.
- Crie personas | Para criar a persona da sua campanha, você deve definir as características do público que deseja alcançar, escolhendo idade, sexo, localidade, entre outras opções que a plataforma permite personalizar.
- Escolha as plataformas | Quando falamos em tráfego pago na internet, as duas principais plataformas são Google Ads (buscador e YouTube) e Facebook Ads (Facebook, Instagram e WhatsApp).
- Crie anúncios atrativos | Além da criatividade, o seu anúncio depende também de alguns cuidados técnicos que garantem mais qualidade a um anúncio. Entre esses cuidados, podemos destacar o uso de imagens de alta qualidade, textos persuasivos e chamadas para a ação claras.
- Utilize palavras-chave relevantes | As palavras-chave são muito importantes em todos os conteúdos que você fizer, inclusive nos anúncios impulsionados. Afinal, os anúncios também podem aparecer nos resultados de busca com termos específicos.
- Acompanhe os resultados | O monitoramento constante permite corrigir erros, fazer ajustes visando otimização dos resultados e identificar os tipos de conteúdo que mais funcionam para o seu público.
3 dicas extras para o sucesso no tráfego pago
Ao longo da sua jornada no tráfego pago, você descobrirá diversos ‘truques’ práticos que podem funcionar melhor no seu negócio. Mas, desde já, queremos te apresentar três fatores que podem ser decisivos nos seus resultados.
1 Teste o máximo que puder
Um conteúdo em imagem pode ter um impacto muito menor do que se fosse publicado no formato de vídeo. Além disso, um conteúdo que deu muito certo como vídeo pode dar origem a um carrossel.
Ou seja, os diferentes formatos disponibilizados pelo Instagram servem tanto para dar uma nova roupagem a um conteúdo que já deu certo como para testar novos formatos em um conteúdo que não deu tão certo na primeira tentativa. Nos últimos dias, o Instagram anunciou diversas alterações do algoritmo, então a preferência por determinado formato pode partir do próprio Instagram.
Além disso, você pode testar diferentes segmentações de público.
Digamos que a sua clínica fica localizada em uma área central bastante movimentada. Nesse caso, geralmente, as pessoas que moram mais longe podem se interessar em saber que seu prédio tem estacionamento gratuito. Então, basta selecionar o público por localização. Outro exemplo é impulsionar tratamentos de acne apenas para jovens adultos e mulheres, perfis frequentemente atingidos por essa condição.
2 Invista em remarketing
Campanhas de remarketing servem para atingir pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a sua marca, seja por alguma rede social, site ou algum anúncio anterior.
Esse tipo de campanha é muito interessante justamente porque você pode fazer anúncios com incentivos que favoreçam a conversão. Nessa estratégia, cabem recursos como liberação de cupons, por exemplo.
3 Ofereça promoções exclusivas
Não é apenas no remarketing que podemos fazer uso das promoções exclusivas. Também é possível usar condições especiais para diferentes segmentos de público.
Anúncios que entregam ofertas especiais são excelentes oportunidades de adicionar uma CTA que direcione as pessoas para o seu WhatsApp. E uma vez no WhatsApp, você tem mais chances de conseguir estreitar o relacionamento com esse público.
Conclusão
O tráfego pago é uma ferramenta poderosa para esteticistas que desejam aumentar sua visibilidade e atrair novos clientes. Com uma estratégia bem definida e um acompanhamento constante, você poderá alcançar resultados incríveis para a sua clínica.
Lembre-se: o tráfego pago é apenas uma parte da estratégia de marketing digital. Para obter resultados ainda melhores, combine-o com outras ações, como otimização SEO e produção de conteúdo de qualidade.