Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser usados de forma estratégica nas redes sociais de um profissional da Saúde. Por isso, neste post, vamos apresentar os 10 formatos que costumam ter o melhor desempenho entre os internautas.
1 Listas
Este artigo é um exemplo claro de lista, pois apresenta 10 tópicos de um mesmo tema! Trata-se de um formato de postagens que costuma chamar a atenção e engajar os seguidores, pois é fácil de consumir e resume o conteúdo no título. Assim, o texto precisa, obrigatoriamente, ser dividido em tópicos com uma linguagem objetiva.
Essa estrutura pode ser publicada em diversos formatos, como post estático, carrossel, vídeos (curtos ou longos), entre outros. Para exemplificar o poder das listas, podemos citar o BuzzFeed, um dos sites mais acessados do mundo e que trabalha apenas com conteúdos em lista.
Exemplos:
- 5 alimentos que você deve evitar se quiser controlar [UMA CONDIÇÃO OU DOENÇA]
- 3 hábitos que pioram [UMA CONDIÇÃO OU DOENÇA] e você não sabia
- 3 motivos pelos quais aderir a [TRATAMENTO OU HÁBITO]
2 Como fazer
Em tempos de tantas informações e de tantos pseudoespecialistas espalhados pela internet, o público está carente de informações verídicas, que partam de quem realmente sabe do que está falando.
A base desse tipo de conteúdo para redes sociais são dúvidas de pacientes ou seguidores. Quando você já construiu a sua autoridade na área, as pessoas confiam no que você fala e seguem aquilo que você ensina. Por isso, apostar em formatos de conteúdo no estilo ‘como fazer’ é uma boa forma de se aproximar da audiência.
Exemplos:
- Como potencializar os efeitos do [TRATAMENTO QUE VOCÊ APLICA]
- Como me preparar para a consulta de [SUA ESPECIALIDADE]?
💡Dica: As estruturas podem ser mescladas, como, por exemplo: - Como fazer autoexame em 3 passos? (Formatos ‘lista’ e ‘como fazer’).
3 Comparativos
Nesta estrutura, você analisa e compara dois (ou mais) produtos, medicamentos ou tratamentos, destacando as semelhanças, diferenças e analisando os pontos fortes de cada um.
Considere que as pessoas sempre querem saber qual a melhor opção, os prós e contras antes de fazer qualquer investimento. Aproveite esse momento para reforçar sua autoridade, trazendo embasamento científico e um pouco da sua experiência clínica na área. Além de esclarecer dúvidas, esse conteúdo auxilia o público na tomada de decisão.
Exemplos:
- Protetor solar: físico x químico
- Consulta médica: presencial x teleconsulta
- Sorriso lindo: clareamento x branqueamento
4 Motivacional
Conteúdos para redes sociais do tipo motivacional servem para te conectar com a sua audiência de forma mais pessoal, pois servem como incentivo, fortalecendo o seu relacionamento com o público.
É a ligação entre a sua marca pessoal e a sua persona.
A motivação externaliza suas crenças, seus objetivos e o seu propósito, além de romper a barreira entre conteúdo técnico e emocional.
Exemplos:
- Frases de filmes inspiradores
- Frases de autores reconhecidos
- Trechos de músicas reflexivas
5 Opinião
As pessoas procuram opiniões de especialistas sobre filmes, produtos, serviços, alimentos, etc. Dificilmente alguém efetua uma compra sem fazer uma pesquisa na internet. As pessoas são influenciadas por opiniões de outras pessoas que sabem mais sobre certo tema.
Como profissional na sua área, você tem autoridade para emitir opinião sobre notícias que viralizam. Aproveite para esclarecer mitos e verdades e orientar seu público acerca de cuidados que podem ter relação com o caso analisado.
6 Bastidores
Mostrar o que você faz fora do âmbito profissional faz com que as pessoas se conectem com você. O que você come? Qual o nome do seu animal de estimação? Quem é a sua família? Quem são os demais profissionais que atendem na sua clínica ou consultório?
Os bastidores transparecem os teus valores como pessoa e como profissional.
Além disso, o público não quer se conectar apenas com uma marca, mas também com o ser humano que está por trás dela.
Exemplos:
- Uma foto em um passeio em família ou viagem
- Uma foto com o seu pet
- Uma recordação com um pouco da sua história
💡Dica: Mostre também os bastidores dos tratamentos na clínica. As pessoas não querem ver apenas o resultado final, mas também o processo de evolução do seu trabalho.
7 Memes
Essa estrutura de conteúdo te dá a liberdade de tratar de um assunto sério de uma maneira engraçada ou mais leve. Podem ser imagens ou vídeos retirados do contexto original, tornando-se, assim, uma sátira.
Os memes funcionam como um “alívio cômico” e, nas áreas da Saúde, podem ser usados para falar sobre algo de forma bem-humorada e descontraída. Use a criatividade para elaborar peças que possam ser reproduzidas por seus colegas de área, de forma que a sua marca seja mais divulgada (use marca d’água).
8 Estudos de caso
Estudos de caso são um formato indispensável para quem quer atrair mais pacientes; afinal, os resultados de tratamentos falam mais do que qualquer tipo de propaganda.
Você pode mostrar como a paciente chegou até você, como você o avaliou, quais tratamentos utilizou para alcançar tais resultados, quantas semanas de tratamento, explicar os recursos, entre outros. Tudo isso são gatilhos mentais que você desperta nos seus seguidores que possuem problemas ou dores semelhantes.
Porém, é necessário ter atenção àquilo que é permitido pelo seu conselho profissional. Além disso, observe as regras de cada rede social. No Facebook e no Instagram, por exemplo, é proibido anunciar o antes e depois de algum tratamento estético, já que considera-se uma violação das regras da comunidade por haver exposição de um corpo que pode ofender os demais usuários.
Também é imprescindível registrar a autorização do paciente em questão, armazenando o documento em segurança.
9 Datas comemorativas
Conteúdos sobre datas comemorativas podem colocar a sua marca no radar de assuntos diários das redes sociais. Além disso, são uma oportunidade de você se relacionar com a sua audiência de forma afetiva.
Algumas podem ser, também, o gancho para campanhas, sejam elas comerciais ou institucionais, com apelo a algum cuidado com a saúde.
Exemplos:
- Dia da Mulher
- Dia dos Pais
- Dia das Crianças
10 Análise de artigos científicos
Analisar artigos científicos é uma excelente maneira de respaldar o seu conhecimento. Se você é professor ou mentor de outros profissionais, basta destacar os pontos mais relevantes do estudo.
Mas, se o seu público é formado por pacientes, é imprescindível falar de forma “traduzida”, ou seja, usando termos que possam ser compreendidos por pessoas leigas.
Quando você torna esse conteúdo acessível, você mostra ao seu público informações importantes, pelas quais você direciona o seu trabalho. O que você precisa dizer na rede social é o resumo da conclusão da pesquisa.