Gatilhos mentais são amplamente empregados no marketing em geral. Porém, nem sempre com a sutileza e equilíbrio necessários. Por isso, nesse post você vai conferir 6 gatilhos mentais ideais para a comunicação da sua clínica, com dicas sobre como aplicá-los.
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estímulos que nos movem a uma reação inconsciente. Ao mexer com emoções e instintos, esses recursos são amplamente aplicados em marketing e vendas.
No best-seller “As armas da persuasão”, o estudioso Robert Cialdini diz que o ser humano é movido por basicamente dois sentimentos: a dor e o desejo.
Por isso, quando pensamos em vendas, a comunicação deve circundar esses dois tópicos. E para motivar uma ação, os gatilhos mentais são excelentes recursos que podem ser empregados de forma estratégica.
Confira, abaixo, os seis tipos de gatilhos mentais mais adequados para uma estratégia de comunicação em Saúde.
Reciprocidade
As pessoas tendem a retribuir um gesto positivo, bem como uma ação negativa, embora o favor positivo seja um propulsor muito mais forte. Podemos perceber esse gatilho em diversas esferas da vida em sociedade.
Um exemplo clássico ocorre em mercados: marcas entregam amostras grátis esperando que o cliente lembre disso na hora de escolher suas compras. Mesmo nas relações pessoais, podemos notar esse comportamento: por nos sentirmos em dívida com o outro, fazemos coisas contra a nossa vontade.
No caso do prestador de serviços de Saúde, por exemplo, o conteúdo qualificado equivale à amostra grátis. Se o conteúdo que você entrega nas redes sociais for útil ou conectar com o público de alguma forma, as pessoas ficarão com o sentimento de gratidão. E isso, com certeza, aumenta as chances de elas procurarem os seus serviços quando precisarem de algum tratamento.
Compromisso e coerência
Uma vez que uma pessoa se compromete com algo, ela busca agir de maneira coerente com esse compromisso. Esse gatilho leva em consideração que as pessoas não querem ser consideradas incoerentes, ou seja, não querem ter uma prática diferente da teoria.
Por isso, é importante instigar o paciente a assumir pequenos compromissos durante sua jornada. Por exemplo: no começo de uma tratamento para acne, você conversa com o paciente sobre a importância de ele controlar o consumo de lacticínios.
Outro aspecto importante aqui é o compromisso com o comparecimento nas consultas. Por isso, não deixe de usar lembretes e mensagens de confirmação com o seu público.
Escassez
As pessoas atribuem mais valor a itens ou oportunidades que são percebidos como escassos ou em alta demanda. Porém, esse gatilho tem sido usado de forma banalizada, o que faz muita gente desconfiar de sua veracidade.
Por isso, é importante usar esse recurso apenas quando realmente fizer sentido, como para divulgar ofertas limitadas, como Black Friday. Sempre mantenha a transparência com o público (lembre-se de não comprometer a afeição com essas estratégias inadequadas).
Outra forma de aplicar esse gatilho na sua rotina é divulgando os últimos horários disponíveis na sua agenda para uma época que costuma ser disputada, como os últimos dias do ano antes do recesso.
Afeição
Você já comprou um produto pelo qual nem tinha tanto interesse apenas porque uma amiga estava vendendo? Essa é uma prova de que estamos dispostos a fazer as coisas mais impensáveis apenas para favorecer as pessoas de que gostamos.
Ou seja, quando o público gosta de você, ele fica inclinado a gostar do seu trabalho. É por isso que os influencers têm um poder de conversão tão grande. Frequentemente, o público opta pelo produto que o influencer está divulgando por causa da afinidade pessoal.
Lembre-se, porém, que essa relação de afeição deve ser genuína e acessível. Não tente forçar ser alguém que você não é.
Aprovação social
Quando você analisa as avaliações online antes de fazer a compra de um produto, você está buscando a aprovação social do produto. E os pacientes fazem o mesmo! Antes de agendar, eles pesquisam se a sua clínica ou consultório é ou não validada por outras pessoas.
Com a internet, há outras formas de indicar a aprovação social da sua clínica. Um exemplo básico é uma publicação mostrando sua agenda em um dia repleto de atendimentos.
Outro modo muito efetivo é a divulgação de depoimentos daqueles pacientes que tiveram bons resultados com o seu serviço. Por isso, é importante solicitar o feedback após cada consulta. Esse é um dos gatilhos mentais mais importantes na estratégia de uma clínica.
Vale lembrar que a honestidade e transparência são valores indispensáveis na reputação de uma marca, sobretudo de uma marca que trata de algo tão importante quanto a saúde.
Autoridade
Desde a infância lidamos com autoridades: primeiro os pais, depois os professores, passando pelos patrões, polícia e políticos. Por isso, uma autoridade em determinado assunto sempre atrai respeito e atenção.
Mas, em áreas onde há tanta informação e especialistas, como na Saúde, existem alguns fatores que ajudam a identificar as maiores autoridades. Resultados, títulos acadêmicos e profissionais são exemplos disso.
Além disso, os adornos, como o jaleco branco e diplomas na parede, são indicativos de autoridade. Por isso, garante que esses elementos apareçam para o seu público, tanto no ambiente de atendimento quanto nos seus conteúdos.
Agora, revise suas estratégias e use esses recursos em favor do crescimento da sua clínica ou consultório. Sempre, é claro, com a ética que o seu público merece.