Como vender mais na minha clínica? 4 dicas que funcionam
Tiago Mário
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Entender como vender mais na clínica é um desafio, especialmente quando o negócio está começando ou quando o profissional faz tudo sozinho. A boa notícia é que existem formas de impulsionar seus resultados sem gerar arrombos no seu orçamento. Leia até o fim para conferir quatro dicas que são eficientes na hora de aumentar seus ganhos.
1 Automatize o agendamento
A dificuldade no agendamento é um obstáculo para o desenvolvimento comercial de clínicas e consultórios. Afinal, não adianta investir em conteúdo que gere valor se na hora de agendar você não consegue atender com qualidade.

A atenção ao WhatsApp é um dos pilares de uma rotina de agendamentos. Afinal, esse é um dos canais mais movimentados pelos brasileiros atualmente.
Segundo pesquisa da Opinion Box, 9 em cada 10 brasileiros abrem o WhatsApp pelo menos uma vez ao dia, e 59% confere o app diversas vezes. Além disso, mais de 60% já efetuou alguma compra por meio da troca de mensagens.
Por isso, se você quer ter mais agilidade nos agendamentos e não tem secretária, os recursos que não podem faltar na sua clínica são:
Chatbot para atendimento no WhatsApp
Agendamento online (via site)
Notificações e lembretes
Comunicação extra quando a clínica fizer horários especiais (feriadão, por exemplo)
2 Invista na fidelização de pacientes
Segundo o maior especialista em Marketing da atualidade, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que fidelizar um. E considerando toda a complexidade que envolve a adesão de um novo paciente na área da Saúde, esse número pode ser ainda maior na realidade de clínicas e consultórios.
Para fidelizar os seus pacientes:
Registre quais pacientes mais indicam outros pacientes para o seu negócio e recompense esses ‘multiplicadores’
Verifique o histórico de frequência dos seus pacientes para identificar quais outros produtos ou serviços podem interessar a eles
Proporcione uma experiência de bem-estar completa para o seu paciente, fazendo com que ele sinta-se plenamente confortável
3 Nutra um relacionamento com o seu público
Já falamos nesse outro artigo sobre como é importante que você tenha um posicionamento ativo no meio digital. Porém, nas redes sociais a comunicação é muito massificada. Para cultivar um relacionamento com os seus pacientes, é importante que você tenha uma comunicação individual também.
Isso mostra o quanto o paciente é importante para você, e faz com que ele não te veja apenas como uma referência profissional, mas também como um ser humano gentil.
Recursos que você pode usar para nutrir o relacionamento com os seus pacientes:
Mensagem de aniversário
Mimos em datas comemorativas
Experiências e vantagens extras (como descontos em estabelecimentos parceiros)
4 Estruture seu processo comercial
Organizar o seu processo comercial significa garantir mais produtividade, mais padrão e, por consequência, mais resultados no seu negócio. Trata-se de uma organização quer permite alcançar objetivos, como vender mais na clínica. Quando você consegue acompanhar a jornada do seu paciente, a fidelização fica mais fácil.

Invista em um CRM para clínicas
Se você já ouviu falar em CRM, saiba que esse recurso é um dos mais importantes quando o assunto é a organização do seu processo comercial.
Trata-se de uma ferramenta que cadastra todos os potenciais pacientes que entram em contato com a sua clínica e, também, as ações envolvendo cada um desses interessados.
Isso é muito importante para construir um histórico sobre as ações que dão certo ou não no seu negócio.
O CRM do Clínica Experts é um dos mais completos do mercado. Com essa ferramenta, você pode automatizar a geração de leads a partir de gatilhos no WhatsApp. Além disso, consegue enviar orçamentos com um clique e acompanhar dados importantes para decisões, como os principais motivos que fizeram o paciente fechar com você ou desistir do serviço.
Tudo em uma única plataforma
Como você viu, é o conjunto de pequenas tarefas que faz toda a diferença nos resultados do fim do mês. E a boa notícia é que você pode fazer tudo isso de forma prática, em um único lugar: o Clínica Experts, o sistema que integra todas as ferramentas de gestão que você precisa. Clique aqui e confira tudo que o sistema pode fazer pelo seu negócio.
Tiago Mário
Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.