Tiago Mário
Todos os anos, milhares de profissionais da Saúde se formam no Brasil. Mas empreender na área vai muito além de atender bem. Entregar bons resultados clínicos é apenas um dos pilares para o sucesso de um empreendimento em Saúde. A gestão, o marketing e a experiência do paciente são igualmente essenciais.
Bom momento para abrir uma clínica
Mercado dinâmico e resiliente, o ramo da Saúde é cada vez mais impulsionado pela busca constante por bem-estar e longevidade. Abrir uma clínica pode ser desafiador, mas representa uma boa oportunidade para empreender em um setor essencial.
O cenário também é impulsionado pelo envelhecimento da população e pelos avanços da tecnologia. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, estima que, em 2025, a expectativa de vida no Brasil seja de 78,6 anos, um aumento de 10,5% em relação a 2000, quando a expectativa de vida correspondia a 71,1 anos.
Tudo isso ainda está ligado aos avanços na Saúde, com tecnologias que permitem diagnósticos mais precisos em menos tempo, cirurgias mediadas por robôs e a comodidade da telemedicina.
Mas, afinal, por onde começar?

Como escolher o melhor modelo de clínica?
Definir um modelo de negócio condizente com o público que a sua clínica quer atender é a melhor forma de começar o seu planejamento estratégico. Nesse contexto, é importante avaliar a sua comunidade e as lacunas de mercado. Veja alguns modelos possíveis:
Clínica de saúde especializada: é focada em uma área específica, como Dermatologia, Cardiologia ou Estética;
Clínica de saúde integrada: reúne profissionais de diferentes especialidades para atendimento multidisciplinar;
Clínica com foco em saúde preventiva e bem-estar: oferece serviços como check-ups, vacinação, nutrição, programas de qualidade de vida e saúde ocupacional;
Clínica com telemedicina integrada: amplia o alcance do atendimento por meio de consultas online e monitoramento remoto.
3 passos para o sucesso da sua clínica iniciante
Uma vez definido o seu público e o modelo de negócio de interesse, inicia-se uma nova etapa. Como garantir uma gestão eficiente e um bom atendimento ao abrir uma clínica ou consultório?
Seguir uma estratégia alinhada às necessidades do profissional e do paciente é fundamental para garantir sustentabilidade e crescimento. Veja três pilares para colocar seu negócio no caminho certo:
1. Faça a gestão financeira
Quanto cobrar pelos serviços? Como capitalizar a empresa e gerenciar o negócio da melhor forma? Essas questões são fundamentais e devem ser respondidas com clareza por qualquer empreendedor.
Na hora da precificação, considere sua experiência, seu público e seus custos: entre as maiores dúvidas de um profissional da Saúde, está o valor cobrado pelos serviços. A dica é: não tenha medo de valorizar o seu trabalho e todo o conhecimento adquirido. Seja coerente com o mercado e transparente com o paciente.
Registre todas as entradas e saídas do caixa da clínica: monitore todas as receitas e despesas, por menores que sejam, e utilize ferramentas ou softwares de gestão para facilitar esse processo. Isso permite uma visão clara da lucratividade e ajuda a planejar investimentos.
Jamais misture suas contas pessoais com as contas do negócio: tenha contas bancárias distintas, defina um pró-labore e evite usar recursos da clínica para despesas particulares. Essa organização financeira evita confusões, facilita o pagamento de tributos e transmite mais profissionalismo.
2. Invista em marketing desde o começo
O marketing é uma das ferramentas mais poderosas para conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais. Aposte em estratégias que gerem valor e mostrem seus diferenciais. Ter presença digital é essencial para o crescimento sustentável da sua clínica. Para fazer isso:
Escolha pelo menos uma rede social e seja constante: poste com frequência e crie conteúdos relacionados ao seu negócio. Mostrar os bastidores ou humanizar as publicações também pode ser um caminho para a aproximação entre paciente e profissional.
Use uma linguagem acessível para o seu público: de nada adianta todo o conhecimento se ele não puder chegar nos seus pacientes de forma clara. Pense em uma abordagem simplificada e em conteúdos que façam sentido para quem busca os seus serviços. Lembre-se que o paciente precisa de você, então mostre o que ele pode encontrar na sua clínica.
Incentive seus pacientes a avaliarem seu trabalho publicamente: as avaliações dos pacientes têm um papel fundamental na construção da sua reputação profissional. Quando um paciente compartilha uma experiência positiva, isso transmite confiança e credibilidade para quem está em busca de um profissional. Por isso, após o atendimento, mantenha um canal de comunicação aberto e convide o paciente a avaliar seu trabalho nas redes sociais.

3. Ofereça um atendimento de excelência
Após conquistar o paciente, entregue a melhor experiência possível. O atendimento humanizado, ágil e eficiente é o que garante retorno e indicações espontâneas.
Crie um ambiente acolhedor e confortável: o conforto é fundamental. Ofereça assentos confortáveis, com espaço suficiente para que os pacientes não se sintam apertados. A temperatura ambiente deve ser agradável, com climatização adequada para diferentes épocas do ano. Considere a iluminação, que deve ser suave e convidativa, evitando luzes fortes e ofuscantes.
Seja pontual e transmita confiança e tranquilidade: o respeito ao horário marcado é uma demonstração de consideração com o tempo do paciente e contribui para uma experiência positiva. Além disso, manter uma postura segura, clara e empática durante a consulta ajuda o paciente a se sentir mais tranquilo e acolhido.
Mantenha contato no pós-consulta, reforçando o vínculo com o paciente: enviar uma mensagem de agradecimento, um lembrete sobre retornos ou até mesmo conteúdos educativos relacionados ao tratamento podem te ajudar a se manter conectado com o paciente de forma personalizada, aumentando as chances de retorno ou de boas avaliações.

Tecnologias para otimizar sua clínica de Saúde
Empreender exige tempo, energia e organização. Por isso, contar com tecnologia desde o início pode tornar sua rotina muito mais eficiente. E, é claro, isso também envolve os processos de rotina.
Outra dica é utilizar os serviços do Clínica Experts a seu favor. Nosso sistema centraliza sua gestão, desde os agendamentos, até prontuários, finanças, e relacionamento com pacientes.
Saiba como o sistema funciona: Guia completo do sistema Clínica Experts (atualizado 2025)
Tiago Mário
Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.










