Empreendedorismo

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Abri uma clínica, e agora? Guia para clínicas iniciantes!

Descubra os primeiros passos para estruturar, divulgar e fazer crescer sua clínica ou consultório com planejamento e estratégia

Tiago Mário

23/07/2025

23/07/2025

23/07/2025

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Abri uma clínica e não sei por onde começar
Abri uma clínica e não sei por onde começar
Abri uma clínica e não sei por onde começar

Ei, espero que goste do artigo. Posso te ajudar a organizar e informatizar sua clínica ou consultório, clique aqui.

Todos os anos, milhares de profissionais da Saúde se formam no Brasil. Mas empreender na área vai muito além de atender bem. Entregar bons resultados clínicos é apenas um dos pilares para o sucesso de um empreendimento em Saúde. A gestão, o marketing e a experiência do paciente são igualmente essenciais.

Bom momento para abrir uma clínica

Mercado dinâmico e resiliente, o ramo da Saúde é cada vez mais impulsionado pela busca constante por bem-estar e longevidade. Abrir uma clínica pode ser desafiador, mas representa uma boa oportunidade para empreender em um setor essencial. 

O cenário também é impulsionado pelo envelhecimento da população e pelos avanços da tecnologia. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, estima que, em 2025, a expectativa de vida no Brasil seja de 78,6 anos, um aumento de 10,5% em relação a 2000, quando a expectativa de vida correspondia a 71,1 anos. 

Tudo isso ainda está ligado aos avanços na Saúde, com tecnologias que permitem diagnósticos mais precisos em menos tempo, cirurgias mediadas por robôs e a comodidade da telemedicina.

Mas, afinal, por onde começar?

Abri uma clínica. Invista em bom atendimento

Como escolher o melhor modelo de clínica?

Definir um modelo de negócio condizente com o público que a sua clínica quer atender é a melhor forma de começar o seu planejamento estratégico. Nesse contexto, é importante avaliar a sua comunidade e as lacunas de mercado. Veja alguns modelos possíveis:

  • Clínica de saúde especializada: é focada em uma área específica, como Dermatologia, Cardiologia ou Estética;

  • Clínica de saúde integrada: reúne profissionais de diferentes especialidades para atendimento multidisciplinar;

  • Clínica com foco em saúde preventiva e bem-estar: oferece serviços como check-ups, vacinação, nutrição, programas de qualidade de vida e saúde ocupacional;

  • Clínica com telemedicina integrada: amplia o alcance do atendimento por meio de consultas online e monitoramento remoto.

3 passos para o sucesso da sua clínica iniciante 

Uma vez definido o seu público e o modelo de negócio de interesse, inicia-se uma nova etapa. Como garantir uma gestão eficiente e um bom atendimento ao abrir uma clínica ou consultório?

Seguir uma estratégia alinhada às necessidades do profissional e do paciente é fundamental para garantir sustentabilidade e crescimento. Veja três pilares para colocar seu negócio no caminho certo:

1. Faça a gestão financeira

Quanto cobrar pelos serviços? Como capitalizar a empresa e gerenciar o negócio da melhor forma? Essas questões são fundamentais e devem ser respondidas com clareza por qualquer empreendedor.  

  • Na hora da precificação, considere sua experiência, seu público e seus custos: entre as maiores dúvidas de um profissional da Saúde, está o valor cobrado pelos serviços. A dica é: não tenha medo de valorizar o seu trabalho e todo o conhecimento adquirido. Seja coerente com o mercado e transparente com o paciente.

  • Registre todas as entradas e saídas do caixa da clínica: monitore todas as receitas e despesas, por menores que sejam, e utilize ferramentas ou softwares de gestão para facilitar esse processo. Isso permite uma visão clara da lucratividade e ajuda a planejar investimentos.

  • Jamais misture suas contas pessoais com as contas do negócio: tenha contas bancárias distintas, defina um pró-labore e evite usar recursos da clínica para despesas particulares. Essa organização financeira evita confusões, facilita o pagamento de tributos e transmite mais profissionalismo.

2. Invista em marketing desde o começo

O marketing é uma das ferramentas mais poderosas para conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais. Aposte em estratégias que gerem valor e mostrem seus diferenciais. Ter presença digital é essencial para o crescimento sustentável da sua clínica. Para fazer isso:

  • Escolha pelo menos uma rede social e seja constante: poste com frequência e crie conteúdos relacionados ao seu negócio. Mostrar os bastidores ou humanizar as publicações também pode ser um caminho para a aproximação entre paciente e profissional. 

  • Use uma linguagem acessível para o seu público: de nada adianta todo o conhecimento se ele não puder chegar nos seus pacientes de forma clara. Pense em uma abordagem simplificada e em conteúdos que façam sentido para quem busca os seus serviços. Lembre-se que o paciente precisa de você, então mostre o que ele pode encontrar na sua clínica. 

  • Incentive seus pacientes a avaliarem seu trabalho publicamente: as avaliações dos pacientes têm um papel fundamental na construção da sua reputação profissional. Quando um paciente compartilha uma experiência positiva, isso transmite confiança e credibilidade para quem está em busca de um profissional. Por isso, após o atendimento, mantenha um canal de comunicação aberto e convide o paciente a avaliar seu trabalho nas redes sociais. 

Abri uma clínica com atendimento de excelência

3. Ofereça um atendimento de excelência

Após conquistar o paciente, entregue a melhor experiência possível. O atendimento humanizado, ágil e eficiente é o que garante retorno e indicações espontâneas.

  • Crie um ambiente acolhedor e confortável: o conforto é fundamental. Ofereça assentos confortáveis, com espaço suficiente para que os pacientes não se sintam apertados. A temperatura ambiente deve ser agradável, com climatização adequada para diferentes épocas do ano. Considere a iluminação, que deve ser suave e convidativa, evitando luzes fortes e ofuscantes.

  • Seja pontual e transmita confiança e tranquilidade: o respeito ao horário marcado é uma demonstração de consideração com o tempo do paciente e contribui para uma experiência positiva. Além disso, manter uma postura segura, clara e empática durante a consulta ajuda o paciente a se sentir mais tranquilo e acolhido.

  • Mantenha contato no pós-consulta, reforçando o vínculo com o paciente: enviar uma mensagem de agradecimento, um lembrete sobre retornos ou até mesmo conteúdos educativos relacionados ao tratamento podem te ajudar a se manter conectado com o paciente de forma personalizada, aumentando as chances de retorno ou de boas avaliações.

Abri uma clínica. Garanta boas avaliações

Tecnologias para otimizar sua clínica de Saúde

Empreender exige tempo, energia e organização. Por isso, contar com tecnologia desde o início pode tornar sua rotina muito mais eficiente. E, é claro, isso também envolve os processos de rotina.

Outra dica é utilizar os serviços do Clínica Experts a seu favor. Nosso sistema centraliza sua gestão, desde os agendamentos, até prontuários, finanças, e relacionamento com pacientes. 

Saiba como o sistema funciona: Guia completo do sistema Clínica Experts (atualizado 2025)



Tiago Mário

CEO e fundador do Clínica Experts

CEO e fundador do Clínica Experts

Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.

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