Empreendedorismo

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Gestão de pessoas para clínicas: 5 perguntas respondidas

Quando contratar uma secretária? O que fazer quando a melhor colaboradora está prestes a sair? Essas e outras perguntas são respondidas neste artigo

Tiago Mário

08/07/2025

08/07/2025

08/07/2025

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Ei, espero que goste do artigo. Posso te ajudar a organizar e informatizar sua clínica ou consultório, clique aqui.

Gestão de pessoas também é um desafio de clínicas e consultórios. Por isso, muitas dúvidas sobre esse assunto são tema do Q&A, nosso quadro de perguntas e respostas sobre empreendedorismo na Saúde, apresentado pelo expert Tiago Mário.

Confira algumas das dúvidas sobre gestão de pessoas que foram respondidas recentemente. 

1 “Vou contratar minha primeira secretária e quero que ela me ajude nas vendas. Como escolher bem?”

De forma geral, é muito mais fácil selecionar uma pessoa que sabe vender e ensinar a ela toda a rotina gerencial (agendamentos, lançamentos, estoque, etc) do que encontrar uma pessoa estritamente gerencial e treinar ela para vendas. 

Considerando a parte de vendas, é importante que essa pessoa tenha proatividade, goste de desafios, goste de trabalhar com metas, que seja resiliente e que se apaixone pelo seu trabalho. E se você quer alguém que se mantenha motivado, você vai precisar trabalhar com ganhos variáveis. Isso tudo precisa estar muito bem alinhado com o marketing, pois o marketing é que vai trazer oportunidades para as vendas. 

Desde que você escolha e treine bem essa secretária, com certeza sua vida vai melhorar muito!

2 “Trabalho sozinho há dois anos e ainda não tenho recepcionista, às vezes me sinto sobrecarregado. Quando é hora de contratar?”

Com certeza, muitos profissionais se encontram nessa situação. A hora de contratar é aquele momento em que você percebe que a sua hora de trabalho é cara demais para ficar fazendo tarefas repetitivas. Por exemplo: enviar mensagens de lembrete, organizar documentação em arquivos, fazer nota fiscal no site da prefeitura ou tentar controlar os processos comerciais ao mesmo tempo em que precisa dar atenção para o paciente que está chegando presencialmente.

Então, quando você sente que está perdendo o controle dos processos (e quando o seu negócio começa a crescer, isso acontece rapidamente), é hora de contratar. Além de contratar uma recepcionista, é hora de ter um sistema que ajude a organizar e centralizar todas as informações do seu negócio. Não deixe todos os processos centralizados na recepcionista, pois se ela for embora, você terá um problema gigante.

E é nesse momento que o Clínica Experts entra: clique aqui para conferir tudo que o sistema oferece. Lembre-se: recepcionista + sistema é a dobradinha de sucesso para o seu negócio. 

3 “Estou pensando em contratar alguém para me ajudar no marketing. O que acha?”

Depende! Se o seu orçamento já permite contratar uma pessoa para te ajudar com o marketing da clínica, é um movimento superacertado. Tudo depende de você já ter outros processos maduros, como recepção, processos de vendas, atendimento no WhatsApp dentro de um quadro de tempo que você não vá perder leads, processo comercial…

Ter uma pessoa focada em marketing é quase a cereja do bolo, pois essa pessoa vai orquestrar processos dentro da clínica que precisam funcionar. Caso contrário, é um tiro no pé, pois o marketing vai gerar leads, mas quando cai na recepção, a recepcionista não sabe vender, o atendimento está robótico. Ou, ainda: a pessoa da recepção até sabe vender, mas o tempo de espera para atendimento está absurdamente alto e os leads desistem. 

Enfim, existem vários processos que permeiam a chegada de uma pessoa de marketing, mas o importante é que essa pessoa compreenda o que você entrega, qual a sua proposta de valor e os seus diferenciais. Você precisa de uma pessoa que viva o seu negócio e que saiba o tipo de paciente que você está buscando.   

4 “Pela primeira vez, preciso demitir uma colaboradora. Gosto dela como pessoa, mas não fechamos no jeito de trabalhar. Alguma dica de como conduzir esse momento?”

Quando existe um laço pessoal, é comum que as coisas demorem um pouco mais, que se torne mais difícil dar andamento à demissão. Porém, o profissionalismo e o seu negócio precisam estar acima disso. A melhor dica é: conduza o momento do desligamento com muita honestidade, deixe claro os motivos que te levaram até essa decisão. 

Não tente encontrar desculpas ou levar para um lado mais pessoal. Algumas pessoas não sabem lidar com isso, e está tudo bem! Você precisa estar ciente de que você fez a sua parte perante o papel de liderança do seu negócio. 

5 “Estou achando que a minha melhor colaboradora vai sair para abrir a clínica dela. Será que abordo isso com ela ou espero confirmar? Não quero dar ideia, mas também não quero surpresas!”

É natural que profissionais que se destaquem queiram sair para abrir a própria clínica, para trabalhar do seu jeito. Muitas vezes, o líder da clínica que vai perder o colaborador não gosta, fica chateado por que esse colaborador construiu a carteira de pacientes ali. Então, é necessário ter uma clareza muito grande quando a pessoa entra no negócio do que pode acontecer caso ela saia.

Se não tiver uma cláusula dizendo que ela não pode levar os pacientes da sua clínica, provavelmente ela vai levar para o negócio dela. Mas, antes de tudo, cabe aqui uma conversa, para entender se as suas expectativas vão se confirmar. Se não existe nenhum outro tipo de parceria que vocês possam fazer para juntos poder fortalecer ainda mais essa marca e construir um negócio maior entre vocês. É muito mais saudável que vocês unam forças. 

Se ela tem uma especialidade diferente da sua, talvez vocês possam dividir custos e ter uma estratégia mais robusta juntos. Mas, caso elas queiram sair, esse é um movimento natural de mercado, como uma mãe que cria seus filhos para o mundo. E isso acontece em todos os nichos. É importante que você tenha clareza de que isso pode acontecer e que você deve se basear a partir daquilo que foi combinado quando ela foi contratada.

O Q&A está disponível gratuitamente no YouTube. Clique aqui e confira as edições na íntegra. 



Tiago Mário

CEO e fundador do Clínica Experts

CEO e fundador do Clínica Experts

Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.

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