Como calcular comissão da equipe clínica
Fernando Junges
Ei, espero que goste do artigo. Posso te ajudar a organizar e informatizar sua clínica ou consultório, clique aqui.
Entender como calcular a comissão da equipe clínica pode ser um desafio para muitos gestores. Ao mesmo tempo, essa tarefa é fundamental para manter uma relação de confiança com o seu time. Além disso, a exatidão dos cálculos impacta diretamente na saúde financeira do seu negócio.

Tipos de remuneração
A contratação de um integrante para a sua equipe clínica pode ser feita de duas formas: ou por contrato de pessoa jurídica ou no regime CLT, ou seja, com registro na carteira de trabalho.
Contratação PJ
A contratação de um prestador de serviço é uma prática comum em clínicas, como na área da Estética, por exemplo. Nesse formato, a clínica não arca com encargos trabalhistas ou previdenciários. Por outro lado, o contratado tem muito mais flexibilidade em relação a horários ou interrupção dos serviços.
Para evitar que a relação constitua vínculos empregatícios, certifique-se de que o contratado tem cadastro de pessoa jurídica.
Garanta que o contrato tenha clareza em relação aos serviços que serão prestados e, também, sobre a remuneração.
Defina se o valor de aluguel será dividido entre clínica e profissional, ou, se os procedimentos que dependem mais da tecnologia empregada do que da ação humana serão remunerados da outra forma.
Contratação CLT
No regime CLT, o colaborador tem todos os deveres e benefícios de um emprego comum: horários fixos e salário determinado, 13º salário e férias remuneradas. O contratado pode ser horista ou mensalista.
Esse tipo de contratação pesa mais no orçamento de uma clínica, em função dos encargos. Por outro lado, pode ser um pouco mais estável, pois o profissional tende a trabalhar em um único lugar, o que favorece a fidelização dos pacientes atendidos por ele na clínica. Afinal, a rotatividade tende a afastar pacientes.
CLT + comissão
O comissionamento como adicional do salário fixo é uma forma de incentivar a sua equipe a vender mais. Você pode, por exemplo, determinar que cada contratado da sua equipe ganhe 2% sobre o total vendido, além do salário base. Em geral, até 4% é um percentual viável.
Nesse modelo, é importante que a política de comissão seja clara, para que não haja dúvidas em relação a quem vai ou não receber. Além disso, vale lembrar a importância de seguir os critérios definidos, a fim de não gerar conflitos entre o time.
Diferença entre comissão e prêmio

A comissão é integrada ao salário. Isso significa que o valor de comissão entra em cálculos de encargos trabalhistas e previdenciários. Mesmo que a outra parte insista, não aceite fazer o pagamento por fora, pois essa prática pode gerar complicações legais.
Já o prêmio é uma bonificação pontual. Pode ser entregue em dinheiro e, também, no formato de cartão multibenefícios, viagens e etc. Por isso, o prêmio não entra no cálculo de encargos trabalhistas ou previdenciários.
Como calcular comissão da clínica de forma sustentável
O pagamento de comissão pode ser um diferencial valioso na hora de captar talentos para o seu negócio. Porém, esse tipo de benefício exige planejamento. Afinal, se a comissão for muito baixa, a equipe não se motiva. E se for muito alta, pode comprometer seus ganhos.
Para definir o tipo de comissão que será pago, é importante que você analise os números e o contexto para chegar a um valor justo e viável.
Considere todos os custos da sua operação
Verifique quanto, em média, as clínicas concorrentes estão pagando
Estabeleça sua margem de lucro
Leve em conta o histórico e a experiência do profissional
Considere o posicionamento de mercado da sua clínica

Comissionamento por tipo de procedimento
Como calcular a comissão da equipe clínica de forma justa e sustentável? Existem alguns caminhos que você pode seguir.
Por exemplo, pagar uma comissão fixa por tipo de procedimento é uma forma de padronizar a sua tabela de comissionamento, facilitando a negociação com possíveis parceiros. Para definir esse tipo de comissão, não esqueça de considerar valores como aluguel de equipamentos.
Além disso, é importante ter atenção ao reajuste no preço de insumos ou a necessidade de troca de fornecedores, o que pode alterar preços, também.
Comissão por profissional
Outra possibilidade é fixar a comissão por profissional. Ou seja, independentemente do tipo de procedimento que ele executará, a comissão será a mesma.
Esse modo de comissão pode ser mais recomendado quando a clínica tem um grupo definido de profissionais com desempenhos diferentes. Afinal, a tendência é que quanto mais experiente o profissional for, mais ele cobre.
Esse formato também se aplica quando um mesmo profissional desempenha diversas técnicas com o mesmo nível de expertise.
Sistema para gerenciar comissões
Não há como calcular a comissão da clínica sem números seguros. Na hora de pagar as comissões é importante que as duas partes sintam segurança. A melhor forma de fazer isso é com um sistema que automatize todo o processo para você, como o Clínica Experts.
O módulo de comissões do Clínica Experts atua de forma integrada ao financeiro do negócio. Assim, basta configurar o módulo uma vez para que os valores de comissão sejam calculados de forma automática sempre que um procedimento for vendido.

Você pode definir:
Um valor ou percentual fixo para cada procedimento
Um valor ou percentual fixo para cada profissional
Comissões diferentes em uma mesma venda (por exemplo: uma para a pessoa que vendeu e uma para o profissional que aplicou o procedimento)
Se o preço de custo dos materiais será descontado das comissões
Se as taxas serão divididas entre clínica e profissional
Para saber mais sobre como funciona o módulo de comissões e tudo que o Clínica Experts pode fazer por você, clique aqui.
Fernando Junges
Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial. Jogador de futebol e praticante de atletismo nas horas vagas.