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5 motivos para usar o Tik Tok na estratégia da sua clínica

O Tik Tok já caiu no gosto dos brasileiros e afetou diretamente a forma como outras plataformas lidam com conteúdos em vídeos. Contudo, nem todas as marcas entenderam como aproveitar o boom dessa rede social

Tiago Mário

25/02/2025

25/02/2025

25/02/2025

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O Tik Tok já caiu no gosto dos brasileiros e afetou diretamente a forma como outras plataformas lidam com conteúdos em vídeos. Contudo, nem todas as marcas entenderam como aproveitar o boom dessa rede social, que tem um engajamento expressivo.

E se você ainda pensa que essa plataforma não tem espaço na sua estratégia de marketing, leia até o fim. Afinal, neste artigo você vai conferir cinco motivos pelos quais usar o Tik Tok.

O consumo de informações sobre Saúde é alto

Conteúdos que envolvem informações sobre Saúde estão no pódio de temas mais consumidos pelos usuários. A pesquisa Tik Tok – Fevereiro 2025 da Opinion Box mostra que esse tipo de pauta é o terceiro mais apreciado pelos brasileiros. 

  • Humor – 57%

  • Viagem e Turismo – 50%

  • Saúde/Fitness – 46%

Esse é um indicativo de que os seus conteúdos sobre temas da Saúde têm alta probabilidade de serem bem distribuídos. E nesse sentido, precisamos pensar, também, que o algoritmo do Tik Tok tem uma dinâmica muito específica.  

Tik Tok é o novo Google

Um dos principais motivos pelos quais usar o Tik Tok na sua estratégia tem a ver com as buscas. Cada vez mais, o Tik Tok está sendo usado com a mesma finalidade do Google: para explorar conteúdos explicativos. A vantagem é que aparecer nos resultados do Tik Tok é muito mais fácil e barato. Afinal, você pode viralizar com um conteúdo orgânico.

Segundo uma pesquisa feita pela Adobe e publicada em 2024, 64% dos jovens da Geração Z preferem o Tik Tok como principal ferramenta de busca. Os conteúdos curtos e dinâmicos são promissores em esclarecer dúvidas. Além disso, o algoritmo da rede parece mais efetivo na hora de entender a necessidade do usuário.  

Por isso, a plataforma pode ser o local ideal para que você publique conteúdos práticos relacionados à sua área.

Feed altamente personalizado

É de conhecimento geral que todas as redes sociais usam nossas interações para entregar conteúdos que têm a ver com nossos gostos. Porém, até o surgimento do Tik Tok nenhuma delas havia sido tão bem-sucedida.

E a grande vantagem do Tik Tok é a agilidade com que o algoritmo entende as preferências do usuário. Não é nem mesmo necessário curtir ou comentar com um vídeo: o tempo de tela já é suficiente para que o algoritmo saiba quais tipos de vídeos o usuário prefere. Ou seja, se um vídeo seu viraliza, há mais chances de o seu conteúdo continuar aparecendo.


Vale lembrar que a plataforma ainda conta com três feeds. Um mostra apenas conteúdos de pessoas que você segue, um mostra apenas conteúdos sugeridos e outro é o explorar. 

Fonte de trends

O Tik Tok é uma fonte infindável de trends. Memes também são fortes por lá. Afinal, a rede acabou ocupando um espaço que ficou vago durante toda a polêmica envolvendo o antigo Twitter no Brasil.

Algumas se limitam a nichos ou têm força apenas entre o público da própria plataforma. Porém, muitas ganham espaço também na rede vizinha, ou seja, no Instagram. Então, quando você acompanha o surgimento de trends no Tik Tok, certamente você estará entre os primeiros a usá-la no Instagram. E se a disputa for grande na sua área, certamente você sairá na frente.

Vale lembrar também das músicas, que são a base de praticamente todo o conteúdo do Tik Tok. Isso significa que a plataforma também é uma excelente fonte para buscar referências de trilhas para outros conteúdos. 

Tradição no marketing de influência

Por ser focado exclusivamente em vídeos, o Tik Tok é um local em que o internauta tem muito contato com o rosto do produtor, ou seja, a proximidade com os influencers é muito grande.

Isso, somado ao perfil de conteúdos engraçados, fez com que o padrão de publicidade mudasse: hoje, as publis são inseridas de forma sutil dentro de uma história orgânica ou ao longo de um conteúdo que não tem relação direta com a funcionalidade do produto. Até mesmo os bastidores podem ter um efeito de alcance expressivo. 

Um exemplo foi o lançamento do hidratante labial da Cimed em parceria com a Finni. Em 20 dias, o produto vendeu o equivalente a R$ 40 milhões, tudo graças a conteúdos produzidos por executivos da empresa e por influencers do Tik Tok.   

E pesquisa da Opinion Box mostra que mais de 40% dos brasileiros que usam o Tik Tok já compraram produtos ou serviços por sugestão de influenciadores.  

Conclusão

Considerando todos esses motivos para usar o Tik Tok, se você ainda não considerava essa plataforma na estratégia de marketing da sua clínica, talvez esteja na hora de revisar seus canais de contato com o público.
Afinal, já é fato inquestionável que essa rede social está consolidada entre os brasileiros e que a forma de produzir e consumir vídeos foi totalmente modificada desde o seu surgimento.

Tiago Mário

CEO e fundador do Clínica Experts

CEO e fundador do Clínica Experts

Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.

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