Marketing

Marketing

Linha editorial para Instagram: o que é e como criar a sua

Assim como as grandes emissoras de TV, você também precisa definir a sua linha editorial para Instagram. Isso é fundamental se você quiser fortalecer a sua marca e atrair mais pacientes.

Tiago Mário

13/12/2024

13/12/2024

13/12/2024

Compartilhar

Link copiado!

Compartilhar

Link copiado!

Compartilhar

Link copiado!

Ei, espero que goste do artigo. Posso te ajudar a organizar e informatizar sua clínica ou consultório, clique aqui.

Assim como as grandes emissoras de TV, você também precisa definir a sua linha editorial para Instagram. Isso é fundamental se você quiser fortalecer a sua marca e atrair mais pacientes. Neste post, vamos te guiar na criação de uma linha editorial, para que você gere conteúdo autêntico, relevante e que se destaque da concorrência.

O que é linha editorial para Instagram?

Assim como nós, seres humanos, temos personalidades e jeitos de ser únicos, as marcas também precisam ter uma identidade. É aí que entra a linha editorial: um conjunto de diretrizes que define o tom, a linguagem, os temas e os formatos que serão usados em todos os canais de comunicação de uma marca, seja no Instagram, no blog, no YouTube ou em qualquer outro lugar.

Linha editorial para Instagram

Na prática, a linha editorial funciona como um mapa que direciona a criação de conteúdo orgânico, garantindo que tudo transmita os valores e objetivos da marca. Além disso, serve para alinhar a expectativa do público. 

Exemplos na TV brasileira

  • Globo: A linha editorial da Globo é voltada para o grande público, com uma linguagem acessível e abrangente, buscando atender a diferentes faixas etárias e classes sociais. Seus programas e novelas abordam temas diversos, como família, romance, drama, humor e temas sociais, sempre com foco no entretenimento.

  • Band: A Band tem uma linha editorial mais popular, com foco em jornalismo, esportes e entretenimento. Seus programas geralmente têm um tom mais informal e descontraído, buscando aproximar-se do público.

  • TV Cultura: A TV Cultura se destaca por sua linha editorial educativa e cultural, com foco em programas informativos, documentários e programas infantis. A linguagem é mais formal e objetiva, com foco na qualidade do conteúdo e na difusão de conhecimento.

Defina o tema dos seus posts

Qual é o seu objetivo principal? No caso da Estética, o tema central é, obviamente, a Estética! E aí entra uma questão que pode ser óbvia para você, mas nem sempre é para o seu público: o que a Estética pode fazer pelas pessoas? E por que, entre tantos profissionais, você é a melhor escolha?

Ao refletir sobre essas questões, naturalmente, você precisa desdobrar esse tema em subcategorias nas suas redes sociais. Pense nos seus serviços e áreas de atuação para entender quais assuntos fazem sentido na sua comunicação:

  • Facial: Tratamentos para acne, rejuvenescimento, manchas, etc.

  • Corporal: Celulite, estrias, gordura localizada, flacidez, etc.

  • Capilar: Queda de cabelo, crescimento capilar, etc.

  • Pós-operatório: Drenagem linfática, cuidados com a cicatrização, etc.

  • Skincare: Rotina de cuidados com a pele, produtos, etc.

  • Alimentação: Nutrição para a beleza da pele e do corpo.

  • Atividade Física: Exercícios para melhorar a saúde e o contorno corporal.

Defina sua linha editorial

Esses são apenas alguns exemplos, e você pode ir muito além! Explore as dores, desejos e necessidades da sua persona para definir assuntos interessantes nos posts das suas redes sociais.

Encontre temas adjacentes

Quais outros temas, além da Estética, são importantes para você e para o seu público? Pense em áreas que se conectam com a Estética e que te permitem gerar conteúdo autêntico e relevante. 

Alguns exemplos:

  • Maternidade: Beleza na gestação, cuidados com o corpo no pós-parto, etc.

  • Saúde da mulher: Bem-estar feminino, autoestima, etc.

  • Empreendedorismo: Gestão de clínicas de Estética, marketing para Estética, etc.

  • Relacionamento: Autocuidado, bem-estar e autoestima no relacionamento.

  • Rotina de estudos: Compartilhe sua jornada de aprendizado na área da Estética.

  • Família: Mostre como conciliar a vida profissional com a pessoal.

  • Atividade física: Yoga, pilates, corrida, etc.

A autenticidade é fundamental! Escolha temas que você realmente gosta e domina, para que o seu conteúdo seja genuíno e engajador. 

Inspire-se em outras linhas editoriais consolidadas no Instagram

Observar o trabalho de outros profissionais pode te dar insights valiosos para a sua própria linha editorial. Mas atenção: inspiração não é cópia! Use as referências como ponto de partida para criar algo único e com a sua identidade. Afinal, os seus posts precisam ter o seu toque.
A seguir, veja alguns exemplos de profissionais que usam as redes sociais de forma estratégica para fortalecer a marca pessoal e impulsionar seu negócio. 

Naty Beauty

A influenciadora digital Natalia Beauty construiu uma linha editorial focada em embelezamento das sobrancelhas e cuidados faciais, mas vai além disso. Ela aborda temas como autoestima, empoderamento feminino e empreendedorismo, criando uma conexão genuína com seus seguidores.

Além disso, a empresária, conhecida por atender vestindo um pijama, participa de muitas trends, aumentando a visibilidade da sua marca. Também explora sua própria jornada de construção do negócio, construindo um storytelling de superação e perseverança para o seu público. 

Todo o trabalho que ela faz nas redes sociais serve para impulsionar os seus produtos, já que agora, além de cursos, livros e atendimentos, ela tem sua própria marca de cuidados pessoais e franquias.  

Drauzio Varella

O médico e escritor Drauzio Varella utiliza o Instagram para compartilhar conhecimento sobre saúde de forma acessível e informativa. Seus posts abordam temas como prevenção de doenças, bem-estar e saúde pública, sempre com base em evidências científicas.

Dráuzio Varella, exemplo de profissional com linha editorial

Já bastante conhecido por sua participação no Fantástico, o profissional tem como uma de suas bandeiras a saúde preventiva. Frequentemente, o médico aborda a importância do sono e da prática de exercícios físicos na qualidade de vida. 

Outro tema bastante frequente em sua comunicação são os cuidados de saúde na terceira idade. Essa abordagem é especialmente interessante uma vez que conecta o profissional ao público de forma direta, já que ele próprio se enquadra nesse segmento da sociedade. 

Andrei Mayer

Andrei Mayer é um Ph.D em Neurociências que aproveita sua sólida experiência em sala de aula para adotar uma postura de autoridade pedagógica também nas redes sociais. 

Seus conteúdos são fortemente embasados por pesquisas e estudos científicos, esclarecendo questões que interessam não apenas a profissionais da área, mas também ao público em geral.

O especialista também usa seu perfil para divulgar dicas e estratégias de concentração e de rotina de estudos. Esse tema faz muito sentido, já que ele também vende um curso de pós-graduação.   

Explore diferentes abordagens nas redes sociais

Muitas vezes, o formato que você usa para explorar um conteúdo é ainda mais importante do que o conteúdo em si. A forma como você pode apresentar uma informação depende da sua criatividade e do domínio que você tem dos recursos do Instagram. Contudo, de forma geral, existem alguns tipos de conteúdo que são muito eficazes como posts em qualquer seguimento.

  • Listas: Definir um número de tópicos sobre determinado tema e explorá-los de forma enxuta é um formato que funciona muito bem.

  • Notícias: além de ajudar a manter a sua audiência atualizada, você pode aproveitar notícias para reforçar sua autoridade e deixar claro seu posicionamento em relação a determinados assuntos.

  • Experiência pessoal: relacionar algo que você já viveu com um conteúdo atual ou técnico é um recurso de storytelling que gera conexão com a audiência.

  • Não faça isso se quiser aquilo: todo mundo gosta de saber quais erros devem ser evitados para alcançar o resultado desejado; aproveite esse interesse.

  • Bastidores: mostre um pouco da sua rotina em aspectos mais secundários, que revelem mais sobre você. 

Dicas extras para construir uma boa linha editorial no Instagram

  • Defina o seu tom de voz: Formal ou informal? Divertido ou sério? A linguagem que você usa deve ser consistente com a sua marca e com o seu público.

  • Crie um calendário editorial: Planejar os seus posts com antecedência te ajuda a manter a frequência e a organizar as suas ideias.

  • Use hashtags relevantes: As hashtags ajudam as pessoas a encontrar o seu conteúdo.

  • Analise os resultados: Acompanhe as métricas do seu Instagram para entender o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Com essas dicas, você estará pronto para criar uma linha editorial para Instagram que vai te ajudar a alcançar os seus objetivos. Lembre-se: consistência e qualidade são fundamentais para o sucesso!

Tiago Mário

CEO e fundador do Clínica Experts

CEO e fundador do Clínica Experts

Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!

Solicite seu período de teste gratuito para conferir tudo que o sistema pode fazer pelo seu negócio.

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!

Solicite seu período de teste gratuito para conferir tudo que o sistema pode fazer pelo seu negócio.

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!

Solicite seu período de teste gratuito para conferir tudo que o sistema pode fazer pelo seu negócio.