
“No início, eu ganhava 16 reais por massagem”
Tiago Mário
Ei, espero que goste do artigo. Posso te ajudar a organizar e informatizar sua clínica ou consultório, clique aqui.
Conhecida por ser uma das maiores mentoras de tratamentos faciais do Brasil, Tainara Yamasaki, 30 anos, é a entrevistada do CliniTalks deste mês. Formada em Fisioterapia há cerca de oito anos, a profissional acabou se apaixonando pela Estética e se especializou em Dermatofuncional, iniciando sua trajetória no interior de São Paulo (SP). Hoje, é referência na área e coleciona mais de 170 mil inscritos no canal do Youtube, além de ter recebido diversas premiações.
Mudança de ares
Como muitos jovens recém-formados no Ensino Médio, Tainara teve dúvidas sobre a Fisioterapia. Mas tendo uma experiência negativa de atendimento enquanto acompanhava o avô no hospital, ela decidiu pela área da Saúde com a vontade de fazer a diferença na vida dos pacientes.
Antes de terminar o curso, no entanto, já tinha interesse em Estética. Para ter certeza de que seguiria na área depois de formada, fez um curso de limpeza de pele em São José dos Campos (SP), onde estudava.

“Eu falei: é isso. Isso me dá vontade de estudar. Fui fazendo um workshop depois do outro, cursos. Acho que esse foi um grande acerto, porque eu queria estar preparada para saber atender”.
Quando faltavam três meses para terminar a faculdade, Tainara conseguiu um estágio em uma clínica de Estética. Ela queria entender o dia a dia da profissão, mas já tinha data marcada para sair: tinha o sonho de, assim que se formasse, abrir o próprio espaço.
Desafios no início
A profissional se especializou em Dermatofuncional, alugou uma sala com uma esteticista e começou a captar clientes. “No início, eu ganhava 16 reais por massagem”, recorda.
Tainara ia para feiras e workshops para trazer inovações, mas não tinha em quem aplicar. Foi então que começou a chamar amigas da faculdade para testar as aplicações e divulgar nas redes sociais.
“Criar esse portfólio é muito importante, mostrar para as pessoas que você está trabalhando. Vejo como um investimento. Tempo você vai ter, porque, no início, não tem agenda cheia.”
A recomendação no “boca a boca” também funciona até hoje. “Quando uma pessoa gosta de um procedimento, ela vai indicar”. Tainara chegou, ainda, a trabalhar em um salão de beleza antes de abrir o Studio Yamasaki, que se tornou referência em São José dos Campos e no Brasil.

Presença no YouTube
Outro passo importante na trajetória de Tainara foi a presença no Youtube. Ela criou o canal para se aproximar das pacientes, mas acabou sendo relevante, também, para profissionais da área.
Com o tempo, os conteúdos mudaram para atender esse público e, hoje, dá cursos, palestras e mentorias. “Eu nunca pensei em ensinar, nunca pensei que um dia alguém ia me chamar de professora”, conta.
O futuro do mercado
Tainara acredita que a Inteligência Artificial (IA) terá ainda mais força na área daqui pra frente. Mas, por outro lado, percebe que o humano ainda é essencial.
“Se eu ensino um protocolo, um passo a passo, para 200 pessoas, se elas estiverem prestando a atenção, todas vão aprender o processo. Mas a partir do momento em que cada paciente senta na maca de uma, na maca da outra, é uma experiência totalmente diferente.”
Confira a entrevista na íntegra no Spotify ou YouTube:
Tiago Mário
Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.