Vendas

Vendas

Como vender mais na minha clínica? 4 dicas que funcionam

Com esses quatro tipos de ações, você fortalece sua marca pessoal e potencializa sua capacidade de vender mais

Tiago Mário

07/05/2025

07/05/2025

07/05/2025

Compartilhar

Link copiado!

Compartilhar

Link copiado!

Compartilhar

Link copiado!

Ei, espero que goste do artigo. Posso te ajudar a organizar e informatizar sua clínica ou consultório, clique aqui.

Entender como vender mais na clínica é um desafio, especialmente quando o negócio está começando ou quando o profissional faz tudo sozinho. A boa notícia é que existem formas de impulsionar seus resultados sem gerar arrombos no seu orçamento. Leia até o fim para conferir quatro dicas que são eficientes na hora de aumentar seus ganhos.

1 Automatize o agendamento

A dificuldade no agendamento é um obstáculo para o desenvolvimento comercial de clínicas e consultórios. Afinal, não adianta investir em conteúdo que gere valor se na hora de agendar você não consegue atender com qualidade. 

Como vender mais na clínica

A atenção ao WhatsApp é um dos pilares de uma rotina de agendamentos. Afinal, esse é um dos canais mais movimentados pelos brasileiros atualmente.

Segundo pesquisa da Opinion Box, 9 em cada 10 brasileiros abrem o WhatsApp pelo menos uma vez ao dia, e 59% confere o app diversas vezes. Além disso, mais de 60% já efetuou alguma compra por meio da troca de mensagens.  

Por isso, se você quer ter mais agilidade nos agendamentos e não tem secretária, os recursos que não podem faltar na sua clínica são:

  • Chatbot para atendimento no WhatsApp

  • Agendamento online (via site)

  • Notificações e lembretes

  • Comunicação extra quando a clínica fizer horários especiais (feriadão, por exemplo)

2 Invista na fidelização de pacientes

Segundo o maior especialista em Marketing da atualidade, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que fidelizar um. E considerando toda a complexidade que envolve a adesão de um novo paciente na área da Saúde, esse número pode ser ainda maior na realidade de clínicas e consultórios.

Para fidelizar os seus pacientes:

  • Registre quais pacientes mais indicam outros pacientes para o seu negócio e recompense esses ‘multiplicadores’

  • Verifique o histórico de frequência dos seus pacientes para identificar quais outros produtos ou serviços podem interessar a eles

  • Proporcione uma experiência de bem-estar completa para o seu paciente, fazendo com que ele sinta-se plenamente confortável

3 Nutra um relacionamento com o seu público

Já falamos nesse outro artigo sobre como é importante que você tenha um posicionamento ativo no meio digital. Porém, nas redes sociais a comunicação é muito massificada. Para cultivar um relacionamento com os seus pacientes, é importante que você tenha uma comunicação individual também.

Isso mostra o quanto o paciente é importante para você, e faz com que ele não te veja apenas como uma referência profissional, mas também como um ser humano gentil.

Recursos que você pode usar para nutrir o relacionamento com os seus pacientes:

  • Mensagem de aniversário

  • Mimos em datas comemorativas

  • Experiências e vantagens extras (como descontos em estabelecimentos parceiros)

4 Estruture seu processo comercial

Organizar o seu processo comercial significa garantir mais produtividade, mais padrão e, por consequência, mais resultados no seu negócio. Trata-se de uma organização quer permite alcançar objetivos, como vender mais na clínica. Quando você consegue acompanhar a jornada do seu paciente, a fidelização fica mais fácil. 

Como vender mais na clínica

Invista em um CRM para clínicas

Se você já ouviu falar em CRM, saiba que esse recurso é um dos mais importantes quando o assunto é a organização do seu processo comercial. 

Trata-se de uma ferramenta que cadastra todos os potenciais pacientes que entram em contato com a sua clínica e, também, as ações envolvendo cada um desses interessados.
Isso é muito importante para construir um histórico sobre as ações que dão certo ou não no seu negócio. 

O CRM do Clínica Experts é um dos mais completos do mercado. Com essa ferramenta, você pode automatizar a geração de leads a partir de gatilhos no WhatsApp. Além disso, consegue enviar orçamentos com um clique e acompanhar dados importantes para decisões, como os principais motivos que fizeram o paciente fechar com você ou desistir do serviço. 

Tudo em uma única plataforma

Como você viu, é o conjunto de pequenas tarefas que faz toda a diferença nos resultados do fim do mês. E a boa notícia é que você pode fazer tudo isso de forma prática, em um único lugar: o Clínica Experts, o sistema que integra todas as ferramentas de gestão que você precisa. Clique aqui e confira tudo que o sistema pode fazer pelo seu negócio. 

Tiago Mário

CEO e fundador do Clínica Experts

CEO e fundador do Clínica Experts

Especialista em Marketing e Vendas. Jogador de videogame e praticante de Jiu-Jítsu nas horas vagas.

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!

Teste agora mesmo, sem necessidade de cartão!